No Brasil, você está acostumado a ver anúncios de imóveis no jornal ou na internet com o telefone do corretor ou da imobiliária responsável. Você fala com o profissional, visita o imóvel e, se gostar, fecha negócio. Se não gostar, parte para outro, e fala com quantos agentes imobiliários for necessário até encontrar a casa ou o apartamento dos seus sonhos.

O papel do corretor nos Estados Unidos é um pouco diferente. Para começar, você não precisa ter o contato de vários profissionais – isso porque nos EUA, o profissional licenciado do ramo imobiliário tem acesso a todos os imóveis listados no condado ou estado de atuação. Como medida de proteção para os investidores, o mercado é regulado por uma associação profissional chamada de National Association of Realtors – NAR (Associação Nacional de Agentes Imobiliários), que dá aos associados o direito de usar o termo “Realtor®” como credencial. Além disso, eles têm a liberdade de fazer consultas no Multiple Listing Service – MLS, um diretório de imóveis que dá acesso a todas as propriedades listadas para venda ou locação naquela área, eliminando a necessidade de você ter que entrar em contato com vários profissionais diferentes para cada residência que quiser ver.

Mas o papel do corretor vai muito além de olhar no sistema os imóveis disponíveis. Ter a ajuda de um agente de confiança em outro país, ainda que você entenda um pouco sobre o mercado imobiliário, pode facilitar a sua vida em diferentes aspectos, por isso listamos aqui alguns pontos a importância de ser assessorado por um profissional qualificado:

Familiaridade com o mercado local

Você pode estar munido de boa vontade para encontrar o imóvel perfeito e passar horas pesquisando na internet, mas a sua empolgação não pode ser comparada ao conhecimento de um especialista que já atua no mercado local e conhece todos os pormenores da região. O agente vai saber indicar a propriedade ideal com base nas suas necessidades e desejos. Como americana e filha de brasileiros, além de conhecer bem a região em que vivo e atuo profissionalmente há anos, já conheço também as preferências do investidor brasileiro – o que me permite realizar um trabalho ainda mais personalizado.

Abertura de conta e financiamento

A falta de conhecimento em relação à abertura de conta em banco e financiamento imobiliário são alguns dos motivos que fazem muitos compradores recuarem no procedimento de compra de imóvel. O agente é capacitado para orientar os investidores nesse passo, indicando bancos com as melhores taxas e guiando os compradores durante todo o processo burocrático da transação. Ademais, como conhecedores das leis locais, o profissional tem ciência do que é permitido em termos de compra e utilização do imóvel (em Orlando, por exemplo, em alguns condomínios não é permitido alugar o imóvel em regime de temporada para terceiros).

SSN e Tax ID

Conforme informado no post Como comprar imóvel na Flórida, o consumidor precisa possuir SSN e Tax ID para conseguir investir no mercado imobiliário norte-americano. Embora não seja possível resolver as questões burocráticas no lugar do investidor, o realtor pode passar orientações úteis e auxiliar no processo.

Ser fluente em inglês e em português

É difícil para um comprador brasileiro que não domina o inglês conseguir realizar todo o procedimento de compra de um imóvel sem o auxílio de alguém que fale a sua língua. Do outro lado da moeda, a falta de fluência no inglês por parte do profissional também pode dificultar na resolução de possíveis empecilhos. O ideal, nesse caso, é que o agente imobiliário seja fluente nos dois idiomas. Como americana de nascença e filha de brasileiros, posso me comunicar com você em português e resolver suas questões nos Estados Unidos em inglês.

Comissão

E quanto o meu serviço vai custar ao seu bolso? Nada. Quem repassa o comissionamento ao corretor é o vendedor, e não o comprador. Quando o valor do imóvel é apresentado, você não precisa se preocupar em adicionar um valor a mais pela comissão do agente, uma vez que esse custo já está inserido no preço informado.

Agora que você entende a real importância de ter um corretor licenciado e experiente nos EUA, entre em contato comigo, Désirée Ávila Wilcox – sua corretora de imóveis na Flórida, pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246 para um atendimento totalmente personalizado.