Diante da volatilidade do mercado imobiliário, os corretores sempre ouvem a seguinte pergunta: é melhor comprar ou alugar? A verdade é que não existe uma resposta certa, tampouco exata, da discussão compra x aluguel de imóvel.

O que precisa ser definido, em primeiro lugar, é o seu objetivo. Você pretende morar no imóvel por mais de dois anos? Tem a intenção de usar a propriedade como forma de rendimento (alugar por temporada, por exemplo)? Seu tempo de estadia na cidade é temporário? Essas são apenas algumas perguntas que podem mudar totalmente o rumo das respostas. Se você é um trabalhador temporário que muda de cidade a cada seis meses, talvez comprar uma residência não seja a escolha mais adequada. Por outro lado, se você deseja estabelecer residência em determinado local e não tem interesse ou perspectiva de sair da cidade, pagar a hipoteca de algo que é seu é muito mais vantajoso do que pagar um valor mensal para encher o bolso de outra pessoa.

Infinity at Brickell, em Miami, com unidades para vender e alugar.
Vantagens de comprar um imóvel
  • Você está pagando por algo que é seu.
  • Cobertura contra a inflação.
  • As melhorias que você fizer no imóvel vão valorizá-lo mais, seja a sua intenção de alugar ou vender a propriedade futuramente.
  • Oportunidade de revenda por valor superior ao que foi adquirido.
  • Em caso de falecimento do proprietário, o imóvel é passado ao(s) herdeiro(s) sem taxas e impostos.
  • Possibilidade de dedução de juros da hipoteca, taxas imobiliárias e custos de depreciação no imposto de renda.
  • Proteção contra a alta dos preços do aluguel, já que o valor das prestações é constante ou, caso haja aumento, o valor já é pré-determinado no contrato.
Vantagens em alugar
  • Flexibilidade de mudanças sem estar comprometido com uma hipoteca.
  • Possibilidade de investir o dinheiro da hipoteca em outros mercados ou ações.
  • Não precisa pagar valor de entrada (exceto quando o proprietário exige depósito caução).
  • Ausência de juros no valor do imóvel.
  • Ausência de custos de manutenção do imóvel.
  • Custos de IPTU e seguro por conta do proprietário.
Na prática

Para ilustrar de modo mais objetivo, selecionamos uma unidade do Infinity at Brickell, um prédio com ótima localização em Miami e que, atualmente, oferece alguns apartamentos para venda e locação.

Levando o aluguel em consideração, o morador tem a vantagem de não pagar taxas extras, não precisar desembolsar um valor alto de entrada e ter a taxa do HOA paga pelo proprietário. Por outro lado, ao final de 12 meses, que é o período mínimo para locação, o locatário terá desembolsado mais de US$ 40,000 em um imóvel que pertence a outra pessoa.

Pelo ponto de vista de quem decide comprar, mesmo tendo que pagar um valor de entrada e parcelas com juros, se decidir alugar o imóvel a terceiros, o valor do aluguel cobre os custos mensais. É importante lembrar  também que quanto maior o valor de entrada, menores são os juros e as parcelas mensais, aumentando diferença correspondente ao lucro. Além do mais, cada valor gasto corresponde a um investimento feito em algo que é seu.

Os valores de referência têm como base consulta realizada em setembro de 2017 para uma mesma unidade residencial localizada no condomínio Infinity, em Miami, e podem sofrer alterações. Para mais informações sobre a aquisição do seu imóvel, entre em contato comigo: Désirée Ávila – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corrretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246 para um atendimento totalmente focado nos seus objetivos.