Ao leste da Atlantic Boulevard, em uma esquina tranquila de Pompano Beach, com uma fachada simples e letreiro de tinta, é possível encontrar um pedacinho da Grécia. Se a aparência é simples do lado de fora, é do lado de dentro que as maravilhas gastronômicas se revelam. Nessa deliciosa revelação da comida tradicional grega com um “toque moderno” está a Greek Taverna Table 2201 – ou Table 2201 para os íntimos.

O local é comandado pelo simpático casal Bill e Marianna – ele na linha de frente, ela por trás dos bastidores fazendo as honras de chef da casa. Da cosmopolita Nova York, onde viveu durante as décadas de 1970 a 1990, para Pyrgos, para onde se mudou com a família após terminar a faculdade de administração na NYU, foi ali, pertinho do mediterrâneo, que Bill aprendeu as artimanhas gastronômicas e administrativas para gerir um negócio no ramo alimentício. De volta aos Estados Unidos, ele e Marianna se conheceram, e desde 1995 os dois estão juntos nessa jornada gastronômica.

O segredo para os pratos apetitosos servidos no Table 2201 é simples: pratos descomplicados feitos com bons ingredientes. Todas as receitas ou criações da chef Marianna – dos petiscos aos burgers e sobremesas – são executadas a portas fechadas. As receitas foram passadas por gerações pelas famílias, e as criações são inspiradas na mesma vertente familiar. “Elaboramos pratos que a minha yiayia (avó), mãe e sogra costumavam fazer”, conta Marianna.

A escolha de Pompano Beach foi mero acaso. A ideia do casal era abrir um negócio em Nova York, até que um amigo recomendou a Flórida como um bom lugar para viver e comandar o restaurante. Segundo Bill, apesar da ótima receptividade dos moradores da Flórida e da boa aceitação dos pratos, às vezes é preciso educar  as pessoas em relação à comida que servem no Table 2201. “Algumas pessoas pensam que aqui só servimos homus (prato feito com grão-de-bico), mas o homus é mais habitual no Líbano, Turquia e outros países do Oriente Médio. Nos pratos tradicionalmente gregos não usamos falafael e alface, por exemplo. Buscamos oferecer pratos tradicionais, é assim que nos diferenciamos totalmente das cadeias de restaurantes e conquistamos nossos clientes”, conta Bill.

Pyrgos: torre de berinjela com carne moída e o tradicional iogurte grego caseiro.

Dentre os pratos mais tradicionais estão o Pyrgos e o Souvlaki. E se você acha que o público do restaurante é de imigrantes gregos ou descendentes, está enganado! “Nossa base de clientes vem de todos os lugares”, explica Bill, com um misto de orgulho e satisfação ao atestar o reconhecimento das pessoas (inclusive de brasileiros que vivem em Pompano Beach) em relação ao carinho e profissionalismo servidos em cada prato.

O Souvlaki é um dos pratos mais pedidos na casa.

Para apreciar a tradicional comida grega, bem no coração de Pompano Beach, não deixe de visitar a Greek Tavern Table 2201 localizada na 2201 East Atlantic Blvd. E se estiver interessado em obter mais informações sobre a vida em Pompano Beach e os imóveis disponíveis na cidade, entre em contato comigo: Désirée Ávila Wilcox – sua corretora imobiliária na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246