Aqui no JOMI Flórida já mostramos os passos que você deve seguir para comprar seu imóvel na Flórida. Esse é um dos posts mais acessados no blog devido à grande procura por parte dos brasileiros em investir no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Muitas pessoas compram imóveis com a intenção de morar ou de ter uma segunda casa no país, enquanto outras, com um objetivo um pouco mais visionário, investem para revender (acompanhe o post ePropertyWatch: saiba quanto vale seu imóvel para saber o valor de mercado da sua propriedade).

Se a sua intenção é vender um imóvel nos EUA, existe uma série de etapas a cumprir para alcançar uma negociação bem-sucedida tanto para o vendedor quanto para o novo proprietário.

1. Escolher um corretor de imóveis de confiança

É possível fazer tudo por conta própria? Sim. É o mais viável para o vendedor? Definitivamente não. O papel do corretor de imóveis no processo de venda não é de apenas listar a propriedade e sugerir um valor aleatório, ele possui um vasto conhecimento em relação ao mercado local que pode ajudar o proprietário a conseguir o melhor custo na negociação. Embora a comissão do corretor seja de responsabilidade do vendedor, com um bom profissional à frente, as chances do proprietário conseguir mais dinheiro com a transação são muito maiores do que quem tenta vender por conta própria (os chamados For Sale By Owner ou FSBO).

Além de toda a minha qualificação como REALTOR, graças à minha fluência em vários idiomas, especialmente no português e no espanhol, ao longo desses anos tenho auxiliado vários investidores brasileiros e hispanos que desejam comprar ou vender imóveis na Flórida. A fluência no espanhol também é de grande valia para a comunicação com os corretores que falam e representam compradores de língua espanhola.

2. Estabelecer o preço

“Achismo” é o tipo de coisa que não combina com transações imobiliárias. O preço de mercado de um imóvel não é determinado pelo que o proprietário acha que vale, tampouco pelo valor emocional. Por trás da definição de um preço existe um estudo elaborado com base na localização, valorização da área, especificações do imóvel (quantidade de quartos, de banheiros, área total, etc.) e lei de oferta e demanda. O proprietário pode sugerir a quantia que deseja receber pela casa ou apartamento, mas o ideal é que o valor seja estabelecido através do estudo feito pelo corretor ou, para uma avaliação ainda mais detalhada através do appraiser (avaliador profissional), a um custo médio de US$ 400 a US$ 600. Com o valor exato do imóvel determinado por esse estudo profissional do appraiser, o appraisal, é possível saber a quantia que o banco poderá financiar para os compradores.

3. Arrumar a casa

Com o valor determinado, é hora de dar uma geral na propriedade antes de abrir as portas para os possíveis compradores. Caso haja a necessidade de uma nova pintura ou de reparos, devem ser realizados antes de começar a mostrar o imóvel aos interessados. Vale salientar que os reparos não devem ser escondidos e deixados sob a responsabilidade do novo comprador, uma vez que antes de bater o martelo na transação, o imóvel passará por uma inspeção (veja o post sobre os profissionais por trás dos negócios imobiliários).

4. Mostrar o imóvel

Casa pronta, reparos feitos, é hora de abrir as portas e esperar os interessados. A visitação pode ser guiada pelo próprio proprietário, mas com o conhecimento do corretor imobiliário, o mais prudente é que seja o agente o responsável por mostrar a casa e passar todas as informações necessárias. O papel do corretor, nesse momento, não é apenas mostrar o imóvel e passar informações, mas também servir de intermediário entre as duas partes – vendedor e comprador – auxiliando no processo.

5. Vender

Havendo interesse por parte de um possível comprador, ele vai fazer uma oferta, que corresponde a um pré-contrato de compra e venda. Uma vez que a oferta seja aceita pelo proprietário é que o processo da transação realmente começa. Como corretora, auxilio o vendedor através de todo o processo e orientando em relação à documentação necessária.

Tem interesse em vender seu imóvel? Será um prazer auxiliá-lo durante todo o processo de negociação da sua propriedade. Entre em contato comigo: Désirée Ávila – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246.