Ao longo desses anos de experiência como corretora de imóveis nos Estados Unidos e atendendo muitos imigrantes latinos, umas das coisas que tenho constatado é que a educação pública é um dos fatores que mais pesam na escolha da região para as famílias com filhos em idade escolar viverem.

Apesar do grande número de escolas particulares, são as escolas públicas que atendem o perfil da maioria das pessoas que vêm para os Estados Unidos em busca de qualidade de vida, uma vez que as instituições particulares são bastante onerosas e fora da realidade de muitos. A verdade é que o ensino em algumas escolas públicas nada deixa a dever quando se fala em qualidade em comparação às escolas privadas. Assim como em qualquer parte do mundo, existem instituições de todos os níveis, a diferença é que nos EUA o fato de ser pública não a torna automaticamente uma instituição de padrão duvidoso.

As escolas públicas norte-americanas são dividas por school districts (distritos escolares), e a quantidade de instituições é proporcional à população da área. Normalmente, o local de residência da família é o que determina a escola que a criança irá estudar, de acordo com a proximidade ou com a divisão distrital. Existem ainda as chamadas Charter Schools, escolas públicas que adotam o modelo de gestão das escolas privadas e possuem autorização para operar fora dos distritos escolares. Com essa premissa, muitas famílias escolhem onde morar tomando como base as instituições educacionais da região.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que os recursos destinados à educação são descentralizados e que a contribuição do IPTU influencia diretamente o nível de qualidade das instituições. Resumidamente, bairros bons possuem boas escolas, bairros mais pobres possuem escolas de qualidade inferior. Recentemente uma cliente questionou se era possível encontrar uma boa escola em um bairro mais simples, e a resposta é sim. Outros fatores podem muito bem contribuir para isso: engajamento da comunidade, esforço dos professores e dedicação por parte da administração da escola, só para citar alguns exemplos. É importante salientar, contudo, que essas costumam ser as exceções às regras. De modo geral, os preços dos alugueis ou o valor do metro quadrado dos imóveis à venda são proporcionais ao nível das escolas da região.

Você pode definir suas escolhas através de dois caminhos: buscar primeiro a escola de sua preferência e, a partir daí, buscar os imóveis atendidos no distrito escolar; ou escolher o imóvel de acordo com o seu orçamento e se informar sobre as instituições atendidas nas opções possíveis. Precisa de ajuda na busca? Entre em contato comigo: Désirée Ávila – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246, será um prazer apresentar imóveis tendo como base as instituições de ensino do seu interesse.