banner-simplificado-maio

AVISO IMPORTANTE | 01 de Maio 2019:

Atualmente estou trabalhando apenas com compra e venda de imóveis. A prestação de serviços direcionada a aluguel está suspensa por tempo indeterminado. Recomendo a leitura no post 6 Motivos Para Comprar em vez de Alugar um imóvel. Em caso de dúvidas sobre comprar residência na Flórida ou na intenção de vender seu imóvel, fale comigo: +1-954-993-4246 | desiree@corretoraflorida.com

Quando se fala em deixar tudo para trás e tentar a vida nos Estados Unidos, muita gente tem a utopia de que a Terra do Tio Sam vai acolher a todos de braços abertos e proporcionar a tão sonhada qualidade de vida e viver uma versão latina do sonho americano com direito a caipirinha e feijoada. Não é nossa intenção jogar água nos sonhos alheios, mas é importante alertar: talvez as coisas não sejam tão fáceis assim.

Atualmente, mais da metade das pessoas que procuram a equipe do JOMI através de e-mail ou das redes sociais estão em busca de um lugar para alugar no sul da Flórida. Devido a essa grande demanda de informações, resolvemos publicar este post com as perguntas mais frequentes como uma forma de orientar e ajudar as pessoas que estão planejando esse grande passo que é a mudança de país e a busca por moradia nos EUA.

Só consigo alugar um imóvel se eu tiver uma situação migratória regular?

Ter o Green Card facilita muito a vida dos estrangeiros nos EUA, mas você não precisa obrigatoriamente ser portador desse documento para conseguir alugar um imóvel, o que você precisa é estar no país legalmente. Isso significa que é imprescindível ter em mãos o Social Security Number – SSN (Cartão de Segurança Social) e uma Driver’s License válida (ou uma ID emitida em qualquer estado norte-americano), e para ter esses documentos você precisa: 1) ser cidadão americano; 2) ter o Green Card; 3) ter um visto de trabalho; 4) ter um visto de estudante; ou 5) ter um visto de investidor. Em alguns casos, é possível apresentar apenas o passaporte com o visto de trabalho ou de estudante e um extrato bancário para comprovar renda.

E se eu tiver apenas o visto de turista?

O visto B2, que é o tipo mais frequente, contempla uma permanência máxima de seis meses nos EUA, e muitos proprietários e agências só trabalham com contrato mínimo de um ano. Diante dessas circunstâncias, como justificar que você vai permanecer o tempo mínimo dentro do imóvel se você só pode ficar legalmente no país durante seis meses?

Além do mais, através do SSN, a agência puxa todo o histórico do candidato. Embora o processo burocrático seja o passo que mais desagrada os imigrantes que desejam alugar um imóvel, é a burocracia que garante a segurança da comunidade. Em termos práticos, os proprietários querem ter uma segurança pelo seu patrimônio, e os condomínios querem manter o bem-estar coletivo. Sem esse processo burocrático, é impossível assegurar a integridade daquela pessoa que pode vir a ser seu vizinho. E nenhum dono de imóvel vai querer alugar um bem para alguém que pode ser deportado a qualquer momento.

Mas eu tenho dinheiro, só não estou em situação regular. Dá para dar um jeito?

Como o famoso jeitinho brasileiro tipo exportação, é possível alugar um imóvel sem burocracia, porém sem segurança também. Muita gente aluga quartos ou conhece alguém que burla o processo e consegue alugar imóveis para imigrantes ilegais. Um dos grandes problemas, nesses casos, é que o inquilino não tem nenhum respaldo caso algo venha a dar errado. Se o proprietário ou o responsável por essa transação agir de má fé e der um calote no locatário, ele não vai ter a quem recorrer. Para não correr riscos, o ideal é fazer tudo dentro das regras.

Tenho mesmo que pagar um valor adiantado?

Assim como no Brasil, nos EUA também é preciso pagar uma caução antes de entrar no imóvel – o chamado move-in-money. No geral, o candidato precisa pagar o equivalente a três aluguéis: o primeiro mês, o último mês e mais um para poder se mudar. Se o valor do aluguel for de US$ 1.500, por exemplo, o inquilino precisará pagar inicialmente o valor de US$ 4.500. Dependendo do score (crédito no mercado) da pessoa, o dono pode exigir o primeiro e o último mês apenas, mas essa é uma rara exceção.

Além do documento de identificação, que outros documentos preciso apresentar?

O SSN ou a carteira de motorista americana são usados para fins de verificação de crédito e para puxar o histórico criminal – que precisa estar limpo, claro! O candidato precisa apresentar ainda um comprovante de renda mostrando uma receita pelo menos três vezes maior que o valor do aluguel, crédito mínimo de 620 e não pode ter sido despejado de outro imóvel anteriormente.

Preciso de fiador?

A prática do fiador é mais comum no Brasil. Nos EUA, junto ao contrato, geralmente é solicitada uma referência, que pode ser feita através de uma carta de recomendação redigida pela empresa que emprega ou pela instituição de ensino onde o inquilino estuda, ou do telefone de alguém que possa dar uma referência de boa conduta do indivíduo. O valor do contrato geralmente inclui o valor do aluguel e do condomínio.

Nosso conselho para quem deseja morar nos Estados Unidos – mais especificamente na Flórida – é não agir impulsivamente e tentar imigrar dentro da legalidade, cumprindo cada um dos passos exigidos. No desespero para sair das dificuldades no país de origem, muita gente não pensa no que pode dar errado nos EUA e já chega enfrentando grandes dificuldades, o que pode comprometer a permanência (inclusive algo realmente sério, como uma deportação) e gerar uma experiência negativa e traumática.

banner-simplificado-maio