Viver longe de casa nem sempre é fácil, especialmente quando o longe se traduz a mais de 5.000 quilômetros de distância. Assim é a vida de quem toma a decisão de arrumar as malas e deixar o Brasil para trás e tentar a vida nos EUA. Contudo, se o destino escolhido é a cidade de Pompano Beach, na Flórida, a sensação de estar fora de casa não é assim tão intensa.

Basta um rápido passeio pelas ruas da cidade para perceber que os brasileiros realmente se sentem em casa em Pompano Beach. Um letreiro exibindo o nome Bakery 2000 não deixa dúvidas sobre sua nacionalidade ao exibir junto o nome “padaria” ao lado de um banner repleto de coxinhas. No Feijão e Arroz é onde a turma costuma se reunir para assistir jogos de futebol. Para comprar aqueles produtos com gosto de casa, o Seabra está no caminho. E se nem só de negócios do ramo alimentício se faz uma cidade, mais alguns passos de caminhada pelas ruas de Pompano Beach é possível encontrar “loja de colchões”, “serviços de remessas para o Brasil” e “exames de vista” – assim mesmo em português, provando que a língua de Camões pode até não ser o idioma oficial da cidade, mas está por toda parte.

Feijão com Arroz – um dos points dos brasileiros em Pompano Beach.

Pompano Beach tem uma população de pouco mais de 109 mil habitantes. De acordo com dados do City Data de 2016, mais de 22% dos residentes na cidade são de origem latina e, desse número, mais de 8% corresponde aos brasileiros, aproximadamente 9 mil pessoas. Diante desse contingente, não é de se estranhar que a comunidade brasileira seja tão presente nos negócios e na cultura local, tanto que neste ano a cidade irá sediar a 7ª edição do Brazilian Fest – um evento anual que reúne música e gastronomia e atrai visitantes de várias cidades vizinhas.

inscreva-se-ao-JOMI

Além da comunidade ativa, do excelente clima da região e das praias que atingem em cheio o gosto dos brasileiros, a diversidade é um dos fatores que mais atrai imigrantes latinos para esse pedacinho de paraíso nos Estados Unidos, que foi classificada pelo Niche.com como a 7ª melhor cidade para se aposentar no país e está entre as cidades mais saudáveis para se viver. “A saudade do Brasil é grande, mas não troco a segurança e a qualidade de vida que temos aqui por nada”, conta Carlos Ferreira, alagoano que mora em Pompano Beach há seis anos com a esposa e duas filhas. “No verão a água é tão quentinha que sinto como se estivesse mergulhando no mar azul da Praia de Maragogi”,  diverte-se.

Pompano Beach possui também uma das 20 melhores escolas públicas do estado. Ranqueada na 19ª posição, Pompano Beach High School, que contempla alunos da 9ª série ao 3º ano, é uma das mais procuradas da região (veja o que influencia a qualidade de ensino nas escolas públicas norte-americanas).

Com bom índice de educação, negócios locais voltados para o público brasileiro, comunidade ativa e qualidade de vida de modo geral, Pompano Beach é um lugar a ser considerado, caso você ainda não tenha decidido onde viver no sul da Flórida. Para buscar imóveis na região, entre em contato comigo: Désirée Ávila – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246.