Investir nos Estados Unidos tem sido um dos caminhos mais procurados para quem deseja empreender no país. Ao contrário da burocracia e da morosidade enfrentadas pelos usuários para abrir uma empresa no Brasil, a consumação de pessoa jurídica nos EUA é muito mais simplificada em todos os aspectos, tanto na quantidade (e facilidade) dos documentos exigidos como no andamento e no prazo de conclusão do processo.

Esqueça todos os formulários, comprovantes de renda e toda aquela documentação que você nunca sequer ouviu falar. Nos Estados Unidos, tudo o que você precisa para abrir uma empresa é do seu passaporte, visto americano (se tiver), endereço no Brasil e endereço nos EUA. E se você não tiver um endereço nos Estados Unidos, a empresa responsável pelo seu processo pode auxiliá-lo com isso.

Com o auxílio da gerente de contas da Contador Sunny Isles, listamos neste post as perguntas mais frequentes sobre o processo de abertura de empresa no país.

Quanto tempo, em média, demora o processo? Qual o custo desse serviço?

O processo completo dura em média duas semanas (incluindo a obtenção do Tax ID) e pode ser feito totalmente à distância, sem a necessidade de o cliente vir para os Estados Unidos. O custo do serviço na Flórida é de US$ 500 para estrangeiros e US$ 350 para residentes (leitores do JOMI têm 10% de desconto).

É obrigatório ter um visto para abrir empresa?

Não. Um brasileiro pode abrir uma empresa nos Estados Unidos mesmo sem visto, desde que possua um passaporte brasileiro válido e mais um documento, como carteira de motorista ou carteira de identidade. É importante salientar, no entanto, que mesmo tendo uma empresa em solo norte-americano, o empreendedor não poderá entrar no país sem um visto válido.

Qual a vantagem fiscal de ter PJ nos Estados Unidos?

No ponto de vista tributário, podemos considerar vários pontos como vantagens: as cargas tributárias americanas são bem mais baixas que as do Brasil, e encerrar uma empresa também não é um processo burocrático, tampouco dispendioso. Sem falar dos encargos trabalhistas, que também são bem menores. A Flórida é um dos estados com as cargas tributárias mais baixas.

Além do mais, não existe mensalidade com serviços contábeis e impostos como é feito no Brasil. Os impostos americanos não são pagos mês a mês, por exemplo, os pagamentos são trimestrais e a declaração de IR das empresas anual. O imposto é calculado em cima do lucro obtido durante o ano, ao contrário do Brasil, que você precisa pagar tendo lucro ou prejuízo.

É mais fácil conseguir financiamento imobiliário tendo empresa nos EUA?

O financiamento de imóveis nos Estados Unidos, especificamente para estrangeiros e não-residentes, é um processo simples e mais fácil de conseguir do que se imagina. Existem duas maneiras de solicitar um financiamento: baseado nos bens e movimentação bancária da pessoa no pais de origem dela, ou através de um ITIN Number (documento concedido pelo fisco americano que permite que um estrangeiro declare imposto de renda nos EUA), que ajuda na construção do crédito da pessoa em território americano. É em cima desse crédito – ou score – que os financiamentos se baseiam.

A abertura de uma empresa garante o Green Card?

Não, abertura de empresa não garante residência no país. No entanto, se a empresa estiver vinculada a outra no Brasil, obter um visto de trabalho para um funcionário pode vir a ser um processo mais fácil. E ser pessoa jurídica nos Estados Unidos também pode servir de argumento para apresentar na imigração, por exemplo, mas não é garantia alguma para a obtenção do Green Card. O ideal para tratar desse assunto específico é buscar um advogado de imigração.

Apesar de toda a facilidade e vantagens, a falta de conhecimento e de orientações pode acabar se transformando em problemas diante das leis americanas. Em vez de agir por conta própria, nossa recomendação é buscar uma assessoria de confiança para orientá-lo durante todo o processo de abertura de empresa nos Estados Unidos.

E se você está em busca de imóveis no sul da Flórida, entre em contato comigo: Désirée Ávila Wilcox – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246.