Para combinar com o clima tranquilo, o céu azul e o mar de águas que passeiam por nuances de verde e turquesa das residências do sul da Flórida, uma das atuais tendências de decoração é o uso do armário de cozinha azul. Fugindo dos tradicionais tons neutros e de uma decoração monocromática, o azul chega nos armários como um vibrante complemento ao branco, cinza ou aos móveis de madeira.

Escolhendo o tom certo de azul

A cozinha é um dos lugares mais aconchegantes da casa e vai muito além de ser um cômodo para preparar e fazer as refeições. Para muitas famílias, a cozinha é o lugar onde os membros se reúnem para conversar e aproveitar o tempo de qualidade uns com os outros.

“A tendência das cozinhas modernas é criar ambientes com personalidade, e o azul é uma cor que agrada a maioria das pessoas”, explica Mirian Oliveira, designer de interiores da Vivid Decor. De acordo com Mirian, as tendências mais recentes exibidas na Salone del Mobile Milano 2018 – a maior feira de design, arquitetura e decoração do mundo, que acontece anualmente em Milão – mostram os tons pastel despontando nos projetos, como o azul-claro.

Marinho, turquesa, royal ou celeste – dentre tantas outras tonalidades dessa bela cor –  o tom certo para a sua cozinha deve ser aquele que faz os moradores da casa se sentirem bem no ambiente.

armario de cozinha azul
Tons claros na marcenaria despontaram como tendência na Feira de Milão de 2018, segundo a designer de interiores Mirian Oliveira.

Além das centenas de tonalidades da cor, outra coisa que deve ser levado em conta na hora da escolha é o tipo de material utilizado para não poluir o ambiente. Texturas podem e devem ser misturadas, mas com moderação, principalmente quando o uso de uma cor vibrante assume o protagonismo.

Armário de cozinha azul: rústico ou moderno?

A cor não tem influência predominante no estilo. Isso significa que você pode usar armários de cozinha no tom de sua escolha e adaptá-lo ao seu estilo, seja ele rústico ou moderno. No rústico predomina a madeira texturizada, com detalhes ou com técnicas de pintura que deixam o móvel com aspecto envelhecido. Já os ambientes mais modernos trazem uma marcenaria mais lisa – seja ela brilhosa ou fosca – e sem muitos detalhes.

Se você é do tipo que não tem um estilo definido, a mistura do contemporâneo com detalhes rústicos é uma alternativa. Escolher móveis azuis com textura lisa e brilhosa, por exemplo, complementando com uma decoração em madeira escura ou trabalhada é uma forma de mesclar tendências e criar um estilo só seu.

armario cozinha azul
A pintura utilizando a técnica de pátina deixa o móvel com o estilo mais rústico.
cozinha azul
A pintura laqueada do móvel traz um ar de modernidade ao cômodo.
Imóvel ideal para armário de cozinha azul

É claro que não existe um imóvel ideal para deixar a cozinha com a sua cara. Seja uma divisão pequena em um loft ou um grande cômodo em uma casa de oito quartos, as possibilidades de adaptar uma ideia ao seu gosto pessoal são inúmeras. Com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores, e com a compreensão do espaço disponível e proporções, é possível adequar o conceito da marcenaria azul à sua cozinha.

E se você já tem uma ideia de como decorar sua casa, mas ainda falta o principal – o imóvel – deixa que nesta parte eu te ajudo! Fale comigo: Désirée Ávila Wilcox – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246.

Crédito das imagens: Zillow

corretora-de-imoveis-na-florida