O termo FSBO (For Sale By Owner), comumente utilizado no mercado imobiliário norte-americano, nada mais é do que um imóvel cuja negociação é feita diretamente com o dono da propriedade, o correspondente ao “Direto com Proprietário” no Brasil. Isso é bastante comum quando o dono decide vender o imóvel sozinho e descarta a contratação de um corretor ou broker para auxiliar com o processo.

Vários motivos podem levar o proprietário a optar por fazer a venda de modo solo, mas uma das razões mais comuns é não ter que pagar a comissão de um profissional, cujas custas nas negociações de compra e venda ficam sempre a cargo do lado vendedor. Essa economia, no entanto, nem sempre é viável, e neste artigo vamos mostrar os prós e contras desta alternativa.

fsbo

Prós do FSBO: as vantagens de vender um imóvel sozinho

1. Seu lucro pode ser maior (se você souber o que está fazendo)

Quando o proprietário se encarrega de vender o imóvel, ele fica livre da comissão do agente, que pode chegar a altas cifras dependendo do valor da propriedade. Considerando uma comissão média de 6% e um imóvel no valor de US$ 500 mil, ao tomar as rédeas da negociação, o proprietário acaba economizando US$ 30 mil de encargos comissionais a terceiros, certo? Essa economia não é tão óbvia assim. Você vai precisar dedicar tempo e dinheiro para divulgar a sua propriedade, vai ter custos extras com fotógrafo profissional, pagar a flat fee do MLS, taxas de sites de FSBO e advogado. Se você tiver como dar conta de tudo isso, então seu lucro de fato vai ser maior.

2. Total autonomia

Sendo o responsável pela venda do seu imóvel, você tem total autonomia para decidir o preço da propriedade, como vai fazer a divulgação e de que forma vai negociar a venda. Ao passo que você tem o poder total de decisão, se não tiver bom conhecimento do mercado imobiliário, pode estar perdendo informações valiosas que só um profissional tem.

3. Atenção total à sua propriedade

Seu imóvel pode ser único para você, mas não é o único de um corretor. Enquanto um profissional precisa dividir o tempo entre diferentes clientes, ao optar pela venda direta, você só precisa se preocupar com a sua propriedade. Essa exclusividade permite total flexibilidade na hora de atender pessoas interessadas em diferentes horários.

fsbo for sabe by owner

Contras do FSBO: ter um agente imobiliário pode, sim, facilitar sua vida

De acordo com o Consumer House Trending Report 2017 do Zillow, dos 36% dos proprietários que  tentam vender o imóvel sozinhos, quase 90% acabam cedendo e contratando um agente devido aos contratempos enfrentados durante o processo.

1. A economia não compensa

Vender o imóvel sozinho faz você se livrar da comissão do agente, mas é importante lembrar que o profissional do mercado imobiliário tem experiência em definir e conseguir alcançar o melhor preço pela propriedade. Além disso, ele já possui uma rede de contatos e de canais de divulgação, otimizando o tempo e fazendo com que seu imóvel seja vendido mais rapidamente.

2. Dedicação de tempo, energia e esforço

Se vender a propriedade é a única ocupação que você tem na vida, então vá em frente com o FSBO. Caso contrário, peça a ajuda a um corretor. Embora pareça simples, colocar um imóvel à venda exige uma grande dedicação de tempo, energia e esforço. O imóvel precisa ser inspecionado e muitas vezes é necessário fazer pequenos reparos que passam batido pelo olhar inexperiente do proprietário. A casa vai precisar também de fotos profissionais para uma melhor divulgação e de sua disponibilidade e preparo para responder aos vários questionamentos que certamente surgirão.

fsbo economia

3. Divulgação além do Facebook

Sua ideia de divulgação é postar sobre a casa em sua página pessoal do Facebook? Não há problema algum em fazer isso, mas para atingir pessoas realmente interessadas, seu alcance precisa ser muito maior do que sua lista de amigos. O corretor imobiliário já possui as ferramentas de marketing e os contatos necessários para que a divulgação da sua casa alcance o real público-alvo.

4. Orientações de compra e venda

Várias pessoas querem fazer uma oferta da sua residência? Que maravilha. Você precisa estar a par de toda a documentação necessária para dar andamento ao processo de negociação e ter o conhecimento necessário para conferir se o comprador está pré-qualificado para esta aquisição. E se o comprador encontrar algo durante a inspeção, você vai saber lidar? Ele pode alegar que na inspeção realizada foi constatado que é necessário um teto novo, quando na realidade precisa apenas de um reparo. Lembre-se de que o agente da parte compradora também está ciente de cada passo e dos prazos a serem cumpridos antes da efetivação da compra, e se você não estiver por dentro de cada um desses passos, pode ter problemas na conclusão da negociação.

5. Prepare-se para receber propostas inferiores

Colocar um imóvel à venda sem a ajuda de um corretor é um prato cheio para que os interessados pensem que você está desesperado para concretizar a venda, e isso pode acarretar em ofertas baixíssimas. A barganha pode custar o valor da comissão que você pagaria ao agente e demais profissionais envolvidos, e, no fim das contas, o valor recebido – mesmo com todo o trabalho dedicado – pode ser o mesmo que você receberia com a ajuda do corretor. A pergunta que você precisa fazer para si mesmo é: vale a pena ter toda essa dor de cabeça?

fsbo direto com proprietário

Os prós e contras listados neste artigo não têm como objetivo dissuadi-lo da ideia de fazer tudo sozinho e nem forçá-lo a contratar um corretor. A proposta é fazê-lo observar os dois lados da moeda e avaliar o que compensa mais para você. Leia o post 8 dicas para divulgar seu imóvel FSBO de graça e fique à vontade para entrar em contato comigo: Désirée Ávila Wilcox – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246.