corretor brasileiro na florida

O Halloween – ou Dia das Bruxas, como é mais conhecido no Brasil – teve  sua origem com o povo Celta. De acordo com as crenças da época, o Samhain era o momento em que a linha entre o mundo visível e o invisível se tornava mais tênue e os fantasmas e espíritos se libertavam.  Na tradição Celta, as celebrações começavam no dia 31 de outubro e só terminavam no dia 2 de novembro. Chamada de Época da Passagem, os antigos acreditavam que o período era o momento mais propício para que os desejos fossem realizados.

Celebrando o Halloween: Trick or Treat?

Nos dias de hoje, a tradição assume um lado mais lúdico e divertido. Ainda não tão popular no Brasil, embora a tradição venha ganhando mais força nas últimas décadas, é nos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Escócia que a data costuma ser mais celebrada. O dia 31 de outubro é um momento de relembrar as tradições e festejar a véspera do Dia de Todos os Santos com muita diversão. Fantasiadas com roupas de bruxas, fantasmas, vampiros, múmias e monstros (mas não restrita a elas), as crianças vão de casa em casa pedindo doces e guloseimas com a frase “Trick or Treat” (Travessuras ou Gostosuras). Da mesma forma que o brasileiro celebra datas como São João e Carnaval, no Halloween nos EUA os americanos aproveitam para decorar residências, fachadas de lojas e escolas com abóboras iluminadas, caldeirões, teias de aranha, vassouras de bruxas, túmulos e outros elementos sombrios.

Halloween nos EUA
Travessuras ou gostosuras? Foto: KLA Schools Fort Lauderdale
Legado irlandês

O costume do Halloween foi trazido para os Estados Unidos na década de 1840 pelos imigrantes irlandeses que deixavam o país por conta da escassez da batata, seu principal insumo. Na noite do dia 31 de outubro, os sacerdotes do povo Celta – chamados Druidas – acendiam fogueiras na floresta, faziam oferendas e entoavam cantos e danças em gratidão à colheita. Quando o sol nascia, os sacerdotes ofereciam às famílias uma centelha da fogueira para proteger as casas dos maus espíritos.

Origem da palavra

O dia 1º de novembro foi estabelecido pela igreja católica como o Dia de Todos os Santos (All Saints ou All Hallows Day), e a véspera desta data foi considerada All Hallows Eve. Com a abreviação, a noite que antecede o Dia de Todos os Santos passou a ser chamada de Halloween.

Halloween nos EUA
Foto: Minot Daily News
Halloween no sul da Flórida

Comemorações não faltam no sul da Flórida para celebrar uma das festas mais populares dos Estados Unidos. Não se espante se estiver caminhando na rua e esbarrar com uma bruxa, o Buzz Lightyear, a sósia da Frida Khalo ou um pedaço de sushi ambulante. Além da criatividade nas fantasias, os americanos adoram sair às ruas em busca de doces, principalmente nos bairros com muitas casas.

Além das festas de rua tradicionais, muitas cidades costumam promover desfiles e festas. Tem para todos os gostos e idades, e para ver a lista completa em mais de 15 cidades, clique em festas de Halloween no sul da Flórida.

desiree-avila-corretora-de-imoveis-na-florida