desiree-avila-corretora-de-imoveis-na-florida

“Não sei se caso ou se compro uma bicicleta”. Essa expressão popular dá margem para várias interpretações não-literais, as mais comuns relacionando a bicicleta à liberdade e o casamento à falta dela. Se levarmos a expressão ao pé da letra, você pode ter certeza de uma coisa: com os preços exorbitantes da indústria do casamento, comprar uma bicicleta – ou várias – sai bem mais em conta. É claro que você não precisa de várias bicicletas, mas já parou para pensar que em vez de uma festa de casamento pomposa, talvez seja mais vantajoso comprar uma casa? Ou, se você mora no Brasil e não pensa em viver nos EUA, já pensou na possibilidade de comprar um imóvel em outro país para gerar receita em dólar?

Casar ou comprar um imóvel

Os custos de uma festa

Para a maioria das pessoas que encontram a metade da sua laranja, o passo seguinte depois de alguns meses (ou anos) de namoro é noivar e se organizar para o casamento. Se você faz parte desse grupo de sonhadores do grande dia, certamente já sabe que antes do “sim” saído de um conto de fadas, é preciso dispor de tempo, energia e dinheiro para bancar a festa.

A verdade é que casar é caro e faz muitos casais passarem por apertos antes mesmo de começarem uma vida a dois. De acordo com com o site Zankyou, que realizou uma pesquisa com mais de 30 empresas de assessorias e cerimoniais, o custo de um casamento mediano em São Paulo para 100 pessoas é de R$ 120.000,00. No sul da Flórida, segundo um estudo realizado pelo The Knot, a média de gastos de um casamento de é cerca de US$ 40.000,00. E se você tem acesso a essas cifras, seja no Brasil ou nos Estados Unidos, o mais prudente seria comprar um imóvel, porque…

Um casamento não é apenas uma festa

Apesar de todo o planejamento para criar o dia perfeito com experiências inesquecíveis, um casamento não é apenas uma festa, e sim toda uma vida a dois. Muitos casais têm condições de pagar por uma festa de arromba e comprar a casa dos sonhos, mas essa é a realidade de uma minoria. Se não for a sua, investir na sua casa própria nos EUA ou rentabilizar um imóvel no exterior, caso viva no Brasil, talvez seja mais sensato do que gastar uma fortuna em uma festa.

A comemoração de um casamento pode até ser o passo inicial de uma vida feliz a dois, mas será que a vida do casal não teria um começo mais jubiloso livre de dívidas e de estresse com fornecedores? Pare um instante e reflita: o futuro de vocês é muito mais importante do que uma festa.

Ninguém está sugerindo que você não case, o conselho é para você ponderar a situação e não planejar apenas um dia da sua vida, mas todos os dias que virão. Você pode optar por uma cerimônia e uma festa mais simples e usar sua criatividade para conter os custos. Quando as finanças estiverem mais equilibradas e os rendimentos consolidados, poderá fazer uma festa grandiosa como você e seu marido ou esposa sempre sonharam.

Casar ou comprar um imóvel

Outras razões para comprar uma casa em vez de fazer uma festa de casamento grandiosa

Mais uma vez: este post não tem a intenção de fazer você desistir de se casar, é apenas uma reflexão para optar por um casamento mais econômico e ter um imóvel para chamar de seu:

  • Você pode viver o momento da cerimônia e da festa, mas o resto da sua vida não será como uma festa de casamento. Na verdade, um imóvel é o único investimento que você pode de fato viver dentro.
  • O casamento trará despesas, a casa será um investimento e um bem valioso do seu patrimônio. E se você não tiver a pretensão de morar fora do Brasil, comprar um imóvel no exterior pode ser uma excelente fonte de renda.
  • Você pode evitar o estresse de planejar uma festa grandiosa, pelo menos por enquanto!
  • Quem casa não precisa necessariamente de uma festa. Você pode casar no civil e optar por uma recepção mais simples para celebrar a a união do casal, e não para gastar todas as suas economias.
  • Sempre é tempo de celebrar a união, especialmente depois de construir um patrimônio juntos.
  • Se você tiver que se endividar para bancar o casamento, estará arriscando o próprio futuro. O dinheiro é um dos gatilhos que mais causam discórdia entre os casais.
  • Se por alguma razão o casamento não der certo, em vez de uma separação cheia de dívidas, vocês podem vender a casa e dividir o valor entre os dois.

Casar ou comprar um imóvel

Quebre as regras! Faça uma festa no momento certo para o casal, e não para a sociedade

Não existem regras sobre o momento certo para fazer uma festa de casamento, e não há nada de errado em escolher alguns anos depois para comemorar a união junto aos amigos e familiares, talvez até com filhos participando da celebração.

Dois amigos meus se conheceram quando tinham 20 e poucos anos e não tinham uma carreira consolidada ainda. O primeiro passo do casal foi comprar uma casa, e só alguns anos depois puderam comemorar com uma grande festa em Florença, Itália, e com a emoção de ter a própria filha carregando as alianças. Foi emocionante!

Não se preocupe com o que a sociedade espera. Se a compra de um imóvel for o passo certo a dar nesse momento da vida para garantir a base da união do casal, invista na garantia de um futuro seguro. O momento certo para fazer uma festa é quando você achar que é o momento!

Pronto para tomar esta decisão importante e investir no seu futuro em família? Vamos conversar! Fale comigo pelo WhatsApp (+1) 954-993-4246 ou pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com

desiree-avila-corretora-de-imoveis-na-florida