Morar nos Estados Unidos é o sonho de muita gente, e morar na Flórida é a escolha de maior parte dos brasileiros e latino-americanos, de modo geral, por conta do clima e da forte comunidade latina já existente no Sunshine State. A linha entre o querer se mudar para os EUA e a efetivação desse sonho é extensa, já que boa parte das pessoas não sabe sequer por onde começar.

Gostaria de deixar claro neste post que não sou consultora ou advogada de imigração para ajudar com os trâmites legais, tampouco tenho empresa para empregar os brasileiros que aqui chegam. Meu trabalho, como vocês já devem ter percebido lendo outros posts aqui do JOMI e nas minhas redes sociais, é como corretora de imóveis. Eu ajudo meus clientes – de todas as nacionalidades – na compra e venda de imóveis.

Embora sem os poderes legais ou sem todo o conhecimento de outros profissionais especializados em cada área, preparei uma espécie de mini-guia para orientá-lo sobre os procedimentos para morar na Flórida.

Passaporte e visto

Você já possui passaporte? Antes de mais nada, é este o documento que você precisa para poder solicitar o visto para os Estados Unidos.

Os EUA emitem diversos tipos de visto, sendo o de turista (B1/B2) o mais comum. É importante salientar, no entanto, que como turista o período máximo que você pode ficar no país é de 6 meses, o que praticamente invalida o desejo de ser um morador permanente. Além do mais, ficar no país de forma ilegal pode trazer sérias consequências e muitas limitações, portanto a prática não é recomendada.

Existem vários outros tipos de visto para trabalhadores e investidores. Acesse o site oficial da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil para entender melhor sobre cada um e ver qual tipo se aplica à sua condição.

+ Como imigrar para os Estados Unidos
+ Visto de investidor EB-5

Boca Raton é uma das cidades mais procuradas no sul da Flórida pelos brasileiros.
Para qual cidade devo ir?

Se você tomou a decisão de morar em outro país, é provável que já conheça alguém em alguma cidade do sul da Flórida ou, pelo menos, que já tenha feito uma vasta pesquisa sobre possíveis lugares para fincar suas raízes. Não se preocupe se ainda estiver na dúvida! A região abrange várias cidades e cada uma possui suas particularidades e encantos. Através das nossas conversas, tomando como base o seu perfil e necessidades, poderei recomendar os melhores lugares e imóveis para você e sua família.

inscreva-se-ao-JOMI

Depois de ter o passaporte com visto em mãos, a escolha da cidade é o primeiro passo para você efetivamente transformar sua mudança em realidade. Só depois dessa seleção é que você vai poder visitar imóveis, selecionar a área próxima da escola que deseja colocar seus filhos ou do seu local de trabalho.

Ofereço um serviço personalizado para visitar casas e condomínios e fazer turismo em diferentes cidades, assim você passa a conhecer a sua futura residência e um pouco da área que passará a chamar de lar. 

Como é o processo de compra ou de aluguel de imóvel?

Uma coisa posso garantir: o processo de compra ou de aluguel é muito menos burocrático do que no Brasil, mas a rapidez do trâmite vai depender basicamente da sua situação migratória e das suas condições de pagamento. Com uma situação migratória regular, a facilidade de ter seu cadastro aprovado é bem mais fácil.

+ Como alugar imóvel na Flórida
+ Passo a passo para comprar um imóvel na Flórida

Quanto ao pagamento, você tem o valor para bancar o imóvel à vista ou vai precisar de financiamento? Muitas coisas precisam ler levadas em consideração no caso de financiamento, como a sua pontuação de crédito e seu tipo de trabalho. Para pagamentos à vista, além do passaporte, o comprador precisa comprovar que possui recursos necessários, como extrato bancário ou demonstrativo de aplicação financeira.

+ Financiamento de imóveis nos EUA para brasileiros

Como posso matricular meus filhos na escola?

No post sobre como matricular os filhos em escolas públicas dos EUA explicamos passo a passo como funciona o processo. Outra informação importante que você precisa levar em conta, no caso das escolas públicas, é que o local da residência da família é o que determina a instituição em que a criança vai estudar. O IPTU arrecadado tem total influência na qualidade das escolas, o que nos leva à lógica de que quanto melhor o bairro, melhor a qualidade da instituição.

E o sistema de saúde americano, funciona?

O seguro saúde, para os padrões brasileiros, é caro. Ao contrário do Brasil, nos EUA não existe um órgão como o SUS, que oferece serviços gratuitos para os cidadãos. Por outro lado, nenhum paciente vai ser barrado na porta do hospital por não ter seguro ou por não ter renda para pagar o atendimento ou tratamento. Depois do atendimento, caso o usuário não tenha como pagar, é feito um acordo de parcelamento conforme as condições financeiras da pessoa.

Essas costumam ser as dúvidas mais comuns para quem está prestes a se mudar para os EUA. Muitas dos questionamentos feitos por clientes (e que também podem ser o seu) foram respondidos na página de perguntas frequentes. Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida em um desses artigos, não hesite em entrar em contato comigo:  Désirée Ávila – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246.