US$ 22.9 bilhões foram investidos em imóveis na Flórida por compradores estrangeiros entre agosto de 2017 e julho de 2018. De acordo com o relatório divulgado no final do ano passado pelo Florida Realtors e National Association of Realtors, o volume de imóveis comercializados no estado é quase o dobro da média nacional, e os brasileiros respondem por uma boa parcela desses investimentos. Segundo o relatório, os países da América Latina e Caribe respondem por 36% do total, com o Brasil no topo dessa lista, ficando atrás no quadro geral apenas dos investidores canadenses. Apesar dos números, ainda é grande o número de pessoas que questionam se comprar imóvel na Flórida é mesmo um bom negócio.

Comprar imóvel na Flórida: onde investir?

Comprar um imóvel na Flórida pode ser um negócio bastante lucrativo para quem tem as ferramentas certas: localização e qualidade do imóvel. O ponto principal, no entanto, é o principal propósito do investidor. Para a empresária Daniela Paiva, que costuma visitar Miami de duas a três vezes ao ano, a compra do imóvel foi uma consequência lógica ao tempo que passa no país. “Sempre preferi ficar em apartamento em vez de hotel, e percebi que essa modalidade de hospedagem poderia me beneficiar com uma renda se eu tivesse meu próprio imóvel na região”, revela. A escolha da localização do condomínio próximo ao centro de Miami foi determinante pensando na própria comodidade de deslocamento e na possibilidade de alugar o espaço para outras pessoas. Daniela diz que depois do investimento já aumentou a frequência de visitas ao país, e que já alugou o imóvel para duas pessoas conhecidas sem precisar fazer divulgação alguma: “Todos amaram a localização e o apartamento”, conta Daniela, que estuda a possibilidade de anunciar a residência em uma plataforma de aluguel por temporada.

Miami e Orlando são referências quando se fala em comprar imóvel na Flórida para alugar e gerar renda. As duas cidades mais visitadas em todo o estado têm perfis diferentes, mas ambas cheias de atrações a oferecer aos seus visitantes, coisas que precisam ser levadas em consideração na hora do investimento. Apesar de todo o frisson em torno de Orlando e os parques temáticos da Disney e Universal, o relatório do Florida Realtors e National Association of Realtors aponta que o número de investimentos estrangeiros em Orlando-Kissimmee-Sanford foi de 9,4%, um número pequeno em comparação aos 53,7% de Miami-Fort Lauderdale-W Palm Beach.

+ Custos de manutenção de imóvel na Flórida
+ Morar na Flórida: os primeiros passos para se mudar para os EUA

Investir para alugar x viver nos EUA

Em termos de financiamento, tributos e regras para investimento por parte de estrangeiros, a cidade escolhida não faz diferença alguma, mas os custos podem variar bastante entre uma casa em um lugar turístico e um município fora da rota mais procurada. Não há nada que o impeça de morar em cidades como Miami ou Orlando, mas na prática, brasileiros que chegam aos EUA para fincar raízes costumam escolher lugares com um atmosfera mais familiar e, na maioria dos casos, em lugares com uma comunidade brasileira ativa, como Boca Raton e Delray Beach, por exemplo.

Em menor grau, existe ainda um grupo que enxergou nos imigrantes que chegam aos EUA para tentar a vida (e ainda não têm capital para comprar uma casa) como um novo nicho de mercado para locação a longo prazo. Geralmente esses investidores preferem as cidades próximas aos grandes centros, com um custo de vida um pouco mais baixo e com grande influência de comunidades latinas.

Visto de residente: precisa ou não ter um Green Card para comprar imóvel na Flórida?

O visto permanente não é um requisito para comprar um imóvel, mas é importante salientar que a compra do imóvel também não é garantia de conseguir um Green Card. Com o passaporte e um visto válido (pode ser o visto de turista, o tipo mais comum para estrangeiros que entram nos Estados Unidos), você pode visitar as regiões de interesse e dar entrada no processo de compra da sua residência. Atenção apenas para o tempo permitido de residência no país!

+ Visto de Investidor EB-5

Financiamento de imóvel nos EUA para brasileiros

Por questões de conveniência, a maior parte dos compradores estrangeiros prefere pagar o imóvel à vista, segundo o relatório da Florida Realtors e National Association of Realtors, tendência que não se aplica tanto aos brasileiros e demais investidores latinos por conta da desvalorização das moedas perante o dólar. A boa notícia é que estrangeiros podem, sim, financiar um imóvel nas instituições financeiras americanas sem precisar de um visto de residente (porém é preciso ter uma situação migratória regular).

A entrada costuma oscilar entre 20% e 40%, valor que o cliente precisa oferecer com recursos próprios. O valor remanescente – de 6% a 80% – é o valor do empréstimo, que deve ser amortizado em até 30 anos.

+ Financiamento de imóveis nos EUA para brasileiros

Ainda restam dúvidas sobre o que fazer para comprar um imóvel na Flórida? Vamos trocar algumas ideias e definir a melhor cidade com base nos seus interesses e propósitos. Será um grande prazer ajudá-lo a realizar esse sonho. Fale comigo: Désirée Ávila – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246.