Com anos de serviço no mercado imobiliário americano, a prática já me ensinou bastante, mas é inegável que estou sempre aprendendo algo novo. Isso é extremamente positivo, porque quanto mais experiências eu puder vivenciar, mais bagagem vou adquirir para prestar um serviço cada vez melhor para os meus clientes – e esse é o objetivo principal! O contato com o público brasileiro me fez aprender que existem diferenças na prestação de serviço dos corretores de imóveis entre os dois países, diferenças essas que fizeram surgir a ideia de escrever este post e explicar como funciona o trabalho do Realtor® aqui nos Estados Unidos.

A figura do REALTOR® e o acesso ao MLS

Assim como o CRECI no Brasil regulamenta e credencia os profissionais a atuarem como corretores de imóveis, nos EUA o mercado é regulada pela NAR, a National Association o Realtors (Associação Nacional de Corretores). Enquanto um corretor normal só precisa fazer uma prova para tirar sua licença, o Realtor® precisa passar por vários cursos e provas para se tornar um membro da NAR. Em síntese, o Realtor® é um profissional muito mais qualificado e preparado para o mercado do que os corretores convencionais nos Estados Unidos.

Além de toda a preparação teórica e prática, o Realtor® tem acesso ao MLS – o Multiple Listing Service – um enorme banco de dados que lista todas as propriedades residenciais no país.

+ O papel do corretor de imóveis nos EUA

Corretores de imóveis

“Désirée, me manda uma lista das casas boas”

Com esse acesso ao diretório do MLS, listar casas boas não é uma tarefa difícil. A dificuldade, às vezes, é fazer o cliente entender que o sul da Flórida é vasto e a lista será interminável se os comandos de busca não forem os mais específicos possíveis.

Como muita gente está aberta às indicações de cidades fora das tradicionais Miami e Fort Lauderdale, por exemplo, uma das partes mais gratificantes do meu trabalho é sugerir um imóvel em um local que vejo que tem tudo a ver com o perfil do comprador. Por outro lado, para conseguir identificar esse perfil, é essencial que antes tenhamos uma conversa. Portanto, a dica é que antes de pedir uma “lista de casas boas” (e eu prometo que tem muitas!), você tenha em mente pelo menos as informações mais básicas, como quantidade de quartos, tipo de área (grande cidade, proximidade de escolas públicas com boas qualificações, onde a comunidade brasileira é mais ativa, etc.) e faixa de preço.

Com quantos corretores preciso lidar?

Cada imóvel listado no diretório tem um corretor responsável, um listing agent (o corretor da parte vendedora), mas isso não significa que você precise entrar em contato com vários listing agents para cada residência que tiver interesse em visitar: o buyer’s agent entra em contato com todos os listing agents para marcar as visitas.

Caso opte por um financiamento, você vai precisar da ajuda de um mortgage broker – um corretor financeiro. A licença do buyer’s agent é limitada aos serviços que este profissional está apto a oferecer.

O sistema de corretagem aqui nos Estados Unidos é feito para promover a cooperação entre os profissionais. Se a sua preocupação é ter que entrar em contato com vários profissionais diferentes, fique tranquilo! Eu como a sua corretora faço todo o trabalho, você só precisa escolher as casas.

FSBO: é possível comprar uma casa que não tem um corretor responsável?

Alguns proprietários optam por fazer todo o processo de venda da residência sem o auxílio de um Realtor®No fim das contas, a maioria percebe que a economia em não ter que pagar a comissão de um agente não compensa. O primeiro e principal facilitador para compra e venda de um imóvel, que é o diretório MLS, o vendedor FSBO não possui. E já que a casa não está no banco de dados, a maneira mais provável de um possível interessado tomar conhecimento dessa residência é através dos anúncios em redes sociais ou vendo a placa física na residência. Mas se a sua dúvida é se você pode comprar uma casa FSBO, é possível sim, você só precisa conversar com o seu corretor de imóveis.

+ FSBO: prós e contras de vender seu imóvel sozinho

À primeira vista o serviço de um corretor nos EUA não parece ser tão diferente assim do que é oferecido no Brasil. O grande diferencial é o acesso dos profissionais credenciados ao enorme banco de dados do MLS e a facilidade para o cliente em não ter que lidar com vários agentes ou entrar em contato com diversas imobiliárias diferentes.

Precisa de um Realtor® – um corretor credenciado e experiente – mas ainda está com dúvidas? Será um prazer conversar com você para entender sua real necessidade e buscarmos juntos o imóvel dos seus sonhos. Fale comigo: Désirée Ávila – sua corretora de imóveis na Flórida – pelo e-mail desiree@corretoraflorida.com ou pelo celular/Whatsapp (+1) 954-993-4246.