Coxinha, brigadeiro, pão de queijo, bolo de rolo… a lista de comidinhas brasileiras que todo mundo ama é extensa, mas não tão abundante para quem mora fora do Brasil. Os Estados Unidos têm suas próprias referências no quesito, e não são poucas, mas a ausência dessas guloseimas tradicionais da terra natal é um dos fatores que contribuem para o famoso homesickness – a saudade de casa. “Não é exatamente da comida que sinto falta”, conta a mineira Maria Cláudia Ribeiro, “é das festas infantis regadas a coxinhas e brigadeiros, é do cafezinho da tarde com as amigas acompanhado de um delicioso pão de queijo quentinho, é do ‘gostinho de casa'”, explica.

Moradora de Fort Lauderdale há seis anos, Cláudia já arranjou uma maneira de matar um pouco dessa saudade. Há alguns meses, por indicação de uma amiga, também brasileira, ela descobriu que é possível comprar algumas comidinhas brasileiras pelo sul da Flórida. “Saborear um tradicional pão de queijo mineiro e um bolo de milho feito na hora me trouxeram aquela sensação familiar gostosa de estar perto da minha terra”, conta.

+ 9 lugares para fazer um delicioso brunch no sul da Flórida
+ Alimentos preferidos dos brasileiros nos supermercados dos EUA

Imagem: Casa do Pastel
Comidinhas brasileiras: para matar a saudade de casa

Basta dar uma vasculhada rápida pelos grupos de brasileiros nos Estados Unidos para perceber que muita gente se vira como pode. Com a escassez de ofertas de trabalhos na área de formação das pessoas no Brasil – seja por diferenças na grade curricular ou nos empecilhos causados pela burocracia e regras em relação aos imigrantes (dentre outros fatores) – quem não consegue um emprego formal precisa se virar com as oportunidades que aparecem.

E se tem uma coisa que os brasileiros sabem bem é fazer do limão uma limonada; ou melhor, de uma lata de leite condensado, um delicioso brigadeiro. Graças a essa veia empreendedora e à visão de oferecer ao público brasileiro uma forma de matar a saudade de casa e aos americanos a oportunidade de conhecer as delícias brazucas, vários empresários estão transformando as comidinhas brasileiras em negócios rentáveis.

+ Ao redor do Table 2201
+ Como se adaptar nos EUA: dicas para facilitar as mudanças no seu estilo de vida

Imagem: Brigadeiro Shop
Delícias em verde e amarelo no sul da Flórida Flórida

Para quem mora no sul da Flórida e não sabe onde encontrar as deliciosas comidinhas brasileiras, confira a lista de restaurantes e serviços feitos por encomenda. Atenção: prepare-se para ficar com água na boca!

Brigadeiro Shop (Miami): docinhos para festas. Além dos tradicionais brigadeiros, bem-casados, docinho de churros e romeu e julieta, a empresa também oferece sabores feitos com produtos americanos, como o s’mores. Serviço por encomenda. Telefones: (305) 431-7875 / (786) 302 8149 | Instagram: @brigadeiroshop.

Casa do Pão (Boca Raton): restaurante em Boca Raton. A Casa do Pão oferece uma grande variedade de doces e salgados, como coxinha, pão de queijo, bolos e pastéis. Endereço: 22829 N. State Rd. 7, Boca Raton, FL 33428 | Site: http://www.casadopaoboca.com/.

Casa do Pastel (Margate e Pompano Beach): restaurante em Margate e Pompano Beach que oferece pastéis em diversos sabores, com destaque para os queridinhos do público brasileiro: frango com catupiry e camarão com catupiry. A casa ainda oferece outros salgados, refeições e sucos especiais. Margate – Endereço: 7804 West Sample Rd., Margate, FL 33063 | Telefone: (954) 341-0330 | Pompano Beach – Endereço: 430 Sample Rd., Pompano Beach, FL 33064 | Site: http://casadopastelusa.com/.

+ Diferenças entre brasileiros e americanos
+ Epcot International Food & Festival

Imagem: Casa do Pão

Petisco Brazuca (várias cidades sul da Flórida): com suas operações iniciadas no estado de Nova York, a Petisco Brazuca expandiu e atende várias cidades do sul da Flórida com seu serviço de delivery. Além da tradicional coxinha de frango, as de carne e calabresa também são bastante requisitadas. A empresa ainda oferece o serviço de catering para eventos. Telefone: (786) 344-5905 | Site: http://www.petiscobrazuca.com/florida.

Regina’s Farm (Fort Lauderdale): um pedacinho do Brasil em Fort Lauderdale. Diferente de todos os outros restaurantes, o Regina’s Farm traz o aconchego de casa com o crepitar do fogão a lenha, a rede armada no pátio, o pão de queijo recém saído do forno e o cheiro de café que invade o ambiente. Bolos, pães, refeições e sobremesas com gostinho de Brasil atrai um público cativo, que divide espaço com coelhos e galinhas que circulam pelo local. Endereço: 1101 Middle St, Fort Lauderdale, FL 33312 | Telefone: (954) 465-1900 | Site: http://www.reginasfarm.com/.

Sweet Parties by Cha (Coral Springs): doces por encomenda. A Sweet Parties by Cha conta com um cardápio com mais de 20 tipos de docinhos, entre tradicionais e gourmet, incluindo brigadeiro belga, amarula e ninho com nutella. Não deixe de provar também os deliciosos biscoitinhos amanteigados, que são feitos no tema da festa ou do evento. Instagram: @sweetpartiesbycha.

Triple L Salgadinhos Brasileiros (Hialeah): as coxinhas são o carro chefe desse restaurante, mas você pode aproveitar e se deliciar também com os super recheados pastéis de feira acompanhado de um geladíssimo caldo de cana. A casa ainda oferece bolos, tortas, biscoitinhos e outros tradicionais salgados brasileiros.  Endereço: 1500 Palm Av., Hialeah, FL 33010 | Facebook: facebook.com/coxinhasbrasilmiami/

Imagem: Regina’s Farm